Entrevista com Alex Szigethy: Restauranteur e Chef do Grupo Le Coq – cozinha autoral

Alexander Szigethy, conhecido como Alex, é natural do Rio de Janeiro e começou sua carreira profissional em Minas Gerais. É formado em Administração, fez Gastronomia no Hotel Escola Senac em Barbacena - MG e, em 2007, Extensão em Gastronomia no ICIF – UCS em Flores da Cunha – RS.

Desde 2005 trabalhando em cozinhas, já atuou no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Também tem experiência internacional: em 2007 e 2016 trabalhou na Índia, já teve um trabalho esporádico em Moçambique na África do Sul e fez estágio de cozinha na Espanha.

Ao ser questionado sobre o que o estimulou a abrir um restaurante em Caxias do Sul, ele afirmou: “Já morava aqui e considero Caxias do Sul uma terra de muita oportunidade. Vim de cidades onde existe bastante apelo pela gastronomia, mas falta espaço e é tudo muito caro. Aqui é uma terra muito fértil para a gastronomia, na época em que abri o primeiro restaurante não tinha nenhum outro que trabalhasse no mesmo segmento que atuo hoje”.

Seu primeiro restaurante se chamava São Lourenzo, no Bairro Panazzolo, foi aberto há 12 anos. Por um período Alex ficou fora do país e, no seu retorno, resolveu adequar o espaço para um novo momento de mercado, passando a chamá-lo de Le Coq.

Atualmente, Le Coq é um grupo com dois restaurantes:

- Le Coq Bistrô, que permanece no Panazzolo, com cozinha autoral franco brasileira, que mescla a cozinha técnica francesa com ingredientes nacionais. Os pratos possuem nomenclatura francesa.

- Il Gallo Trattoria, do qual é sócio, localizado no Bairro Exposição, um restaurante simples italiano, com conceito de trattoria/massa fresca, aberto em maio deste ano.

E o mais interessante é que ele contou uma novidade deliciosa para nós: em breve estará inaugurando o terceiro restaurante do grupo, na Rua 13 de Maio. A gente não poderia deixar de compartilhar essa notícia com você, por isso trazemos tudo em detalhes, em primeira mão! 

Essa terceira operação se chamará Forneria Basilicata, abrirá as portas ao público no alto verão, em janeiro de 2023, e será um restaurante baseado em preparações no forno, inclusive pizzas, tudo feito em forno a lenha.

Alex trabalha com a proposta de cozinha gastronômica e empratada, e é um Restauranteur e Chef. Restauranteur é um termo é utilizado para denominar quem atua em restaurante como se fosse um gerente, mas é proprietário também, cuidando da gestão como um todo.

A formação dele como administrador é muito importante na rotina de Restauranteur. Ele relata: “é importante ter a gestão dos restaurantes andando lado a lado com a profissão de chef”. Ele sempre esteve ligado à cozinha como cozinheiro, e foi trabalhando no ramo que se tornou chef.

Sobre o que significa o Le Coq para ele, a resposta é “família”. Isso porque ele mora longe dos pais e das irmãs, e os restaurantes passaram a representar uma parte da família para ele.

Conforme relatado por Alex, o Le Coq possui um conceito de gestão bem horizontalizado, com cargos bem definidos e salários lineares. Hoje são ao total 19 pessoas na equipe. Ele relata: “os restaurantes são um grupo que me permite fazer uma gestão centralizada e padronizar decisões. Trabalho com uma gestão onde todos tem opinião e voz”.

Na sua rotina no grupo, ele é Chef Executivo, ou seja, cria os menus e faz os treinamentos. Para manter o padrão de qualidade dos restaurantes, faz visitas frequentes. Tanto no Le Coq Bistrô quanto na Il Gallo Trattoria, há uma fusão entre mar e terra no menu. Sua especialidade é trabalhar com massas artesanais e frutos do mar.

O Caramelle de Gorgonzola com Ameixa que acompanha Filé Mignon com Molho de Pimenta Verde é um dos pratos favoritos dos frequentadores. Mas, afirmou que isso varia muito, pois o menu é atualizado duas vezes ao ano. Ele tem um cardápio de primavera/verão e outro de outono/inverno nos restaurantes, adaptados a cada lançamento.

Deu para perceber que satisfazer os clientes é muito importante para o Alex. Ele comentou que nos restaurantes eles oferecem um pouco de tudo, com pratos desde vegetarianos até livres de lactose. Também adequam os pratos conforme as preferências e restrições dos clientes.

Sobre os diferenciais do grupo Le Coq, ele compartilhou conosco: “Primeiro, a questão de ter uma equipe coesa e consistente no padrão. Em segundo lugar, o respeito e a valorização aos ingredientes. E, o terceiro fator, gestão. Aqui temos 3 pilares: gestão, encantamento e padronização”.

Além de almoço e jantar nos dois restaurantes em funcionamento, ele também trabalha com eventos catering, ou seja, leva a experiência até o cliente. São batizados, aniversários, casamentos, jantares particulares e muito mais em chácaras, condomínios, praias e outros.

A Attuale, em breve, selará uma parceria com os restaurantes do grupo, fornecendo os uniformes da equipe de salão. Assim, a marca fará parte desta experiência gastronômica. 

Agradecemos ao Alex pela gentileza em participar dessa entrevista e desejamos cada vez mais sucesso, em especial na nova unidade que será inaugurada em breve. Com certeza continuaremos fazendo muitas visitas aos seus restaurantes, para saborear as delícias que disponibiliza ao mercado gastronômico Caxiense!

 

 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe as nossas redes sociais - Facebook e Instagram - para ficar por dentro de mais matérias atuais.

 

Crédito das fotografias: Samuel Boff.

 

X

Plantão

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.