Entrevista com Rodrigo Webber – Harmonizações gastronômicas para o verão

Rodrigo Webber Drum é sommelier na Boccati Vinhos e Utilidades. Na equipe da Boccati desde 2010, Rodrigo se formou como sommelier em 2012 pela UCS-FISAR (Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori).

Rodrigo explica o que é um sommelier e quais as suas atividades: “Um sommelier é responsável pela escolha e seleção dos rótulos de vinhos, administração do portfólio, criação de cartas de vinhos para restaurantes, negociação com fornecedores e muitas outras atividades. Um bom Sommelier precisa degustar, estudar e conhecer os mais diversos estilos de bebidas e de origens diferentes para poder indicar, recomendando sempre a melhor opção para o paladar do cliente. Deve saber também sugerir a harmonização correta entre a bebida e gastronomia, procurando maximizar a experiência”.

Aproveitando a estação do ano, perguntamos ao Rodrigo quais as bebidas que mais combinam com o verão. “Combinam perfeitamente com o verão vinhos brancos, rosés e tintos leves. Além, é claro, dos tradicionais espumantes. Os tintos leves podem ser degustados em temperaturas entre 14°C e 16°C. Já os espumantes, brancos e rosés podem ser bebidos gelados, sendo assim opções refrescantes”.

Se beber uma dessas bebidas é incrível, imagina harmonizando-a com a gastronomia certa! Para aumentar sua experiência gastronômica, Rodrigo deu algumas dicas valiosas. Confira:

“Os espumantes secos são muito versáteis, sendo um coringa quando se fala em harmonização. Podem acompanhar perfeitamente saladas e canapés e, por serem secos e ter boa adstringência, harmonizam também com pratos um pouco mais estruturados, como massas e alguns cortes de carne. 

Já os vinhos brancos são uma ótima opção para harmonizar com pratos de sabor mais delicado, como peixes, frutos do mar, carnes brancas e queijos frescos. Os vinhos rosés também seguem a mesma linha. O salmão pode ser considerado o par perfeito para um rosé. 

Tintos leves como Pinot Noir ou Gamay combinam muito bem com pizzas e massas com molhos de sabor moderado, peixes de sabor mais intenso como bacalhau e até cortes de carnes mais magras como filet mignon”.

Rodrigo aproveitou para deixar uma dica para quem deseja montar uma adega em sua casa: 

“Uma boa adega é aquela que tem diversos estilos e nacionalidades, opções para diversas ocasiões e harmonizações diferentes. É claro que o seu vinho preferido pode ter um estoque reforçado, mas você não pode esquecer de ter opções que possam agradar os seus convidados. O ideal é ter o portfólio mais completo possível, com opções de espumantes, brancos, rosés, tintos leves, tintos mais encorpados e algum vinho de sobremesa.

Para não errar ao receber convidados, inicie a recepção com um espumante! Com essa proposta, já é possível quebrar o gelo e entender qual a preferência dos convidados. Caso não se sinta à vontade para questionar, seguir o serviço com um vinho tinto de corpo médio pode ser a opção mais correta na maioria dos casos”.

Independentemente da harmonização que você deseja fazer nesse verão, traga essa experiência para sua casa. Não há nada melhor do que abrir um vinho e apreciá-lo com as pessoas certas no conforto do seu lar!

Agradecemos ao Rodrigo pela gentileza em participar dessa entrevista e desejamos cada vez mais sucesso para ele e para a Boccati. Se tiver interesse, visite a Boccati! Ela está aberta de segunda a sexta, das 8:45 às 12:00 e das 13:30 às 19:00. Aos sábados, ela funciona das 9:30 às 17:00, sem fechar ao meio dia.

 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe as nossas redes sociais - Facebook e Instagram - para ficar por dentro de mais matérias atuais.

X

Plantão

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.