Saúde requer cuidados na primavera.

A primavera é uma estação maravilhosa, mas nem tudo é colorido. A estação atrapalha a vida dos alérgicos. As alergias dificultam a respiração e se não forem cuidadas, principalmente se começaram na infância, podem ter consequências graves.

Esta é a época da reprodução das flores, da polinização. Quando pássaros, insetos e o vento carregam o polem, pequenas partículas ficam espalhadas no ar. Nessa situação, tanta beleza acaba se transformando em uma das piores fases para quem sofre de alergia respiratória.

O pólen entra em contato com as mucosas e ativa o processo alérgico. Primeiro o nariz coça, em seguida começam os espirros, depois a garanta fica irritada e os olhos também. O pólen é apenas um dos dispositivos da alergia respiratória. Ácaros e mofo também tem que serem controlados.

A higiene da casa e do ambiente de trabalho são fundamentais para amenizar os sintomas. Procurar o médico é importante, e há tratamentos desde medicação até vacinas. 

Dicas para evitar doenças na primavera:

  • Use sabão neutro para lavar roupas e lençóis;
  • Mantenha o quarto arejado e limpo;
  • Guarde brinquedos de pelúcia ou os envolva em plásticos transparentes;
  • Limpe a casa com pano úmido;
  • Tire os tapetes e carpetes da sua casa;
  •  Deixe o sol entrar em casa para eliminar os ácaros;
  • Mantenha sempre as mãos limpas, evitando contato com os olhos.

Piso

O piso frio, em cerâmica ou porcelanato, é o mais indicado para a casa do alérgico, já que permitem limpeza constante com pano úmido. Se o seu piso é de madeira e você não pretende trocar, cuidado ao passar cera. O ideal é que o alérgico não esteja em casa quando esse tipo de produto for utilizado, já que seu cheiro forte pode provocar uma crise.

Cortinas

Na hora de escolher as cortinas, dê preferência às persianas verticais impermeáveis, que são fáceis de limpar e evitam o acúmulo de poeira. Você não abre mão da cortina de voil e do tapete na sala de estar? Contratar uma empresa especializada para impermeabilizá-los pode ser a solução. Quando tratadas com impermeabilizantes, essas peças deixam de se tornar o ambiente ideal para o acúmulo de poeira, ácaros e o desenvolvimento de mofo.

Roupas

Está programando tirar aqueles casacos de inverno do fundo da gaveta? Fundos de gaveta e armários são locais ideais para a proliferação de ácaros, já que a luminosidade é baixa e o ambiente costuma ser quente e úmido. Antes de usar roupas que estavam guardadas é preciso lavar as peças e deixá-las ao sol, combatendo os principais causadores de alergias respiratórias.

Banheiro

Seu banheiro tem manchas escuras? Livre-se delas, já! Além de desencadear crises de alergia respiratória, os fungos servem de alimento para os ácaros. Manter o local arejado e controlar possíveis vazamentos de água no local são boas medidas preventivas, mas se a parede do banheiro já estiver com manchas escuras ou estufadas pode ser necessário o uso de fórmulas antifúngicas, como os produtos à base de ácido fênico.

Aspirador de pó ou vassoura?

A casa não deve ser limpa com vassoura, mesmo que o alérgico não esteja presente no momento. As vassouras levantam partículas de poeira, ácaro e mofo, dispersando-as no ar. O ideal é passar pano umedecido com água no piso e nos móveis, o que evita a dispersão do pó, além de aspiradores. Os aparelhos mais modernos possuem com os chamados filtros Hepa, que ajudam a reter o material coletado dentro do aparelho, evitando que seja inalado posteriormente.

Limpeza da casa

Não se recomenda o uso de produtos químicos para a limpeza da casa dos alérgicos. Dê preferência ao uso de água e sabão neutro, evitando detergentes e limpadores com cheiros fortes, que podem desencadear uma crise alérgica. Para facilitar a limpeza e reduzir o acúmulo de poeira, recomenda-se camas que não tenham cabeceira (prefira modelos do estilo box), que devem ficar alguns centímetros afastadas da parede. Os purificadores de ar são capazes de absorver a umidade e aspirar partículas em suspensão, mas a maioria dos produtos não purifica o ar de armários e closets, ambientes propícios para a proliferação de ácaros, o ar condicionado não provoca problemas se estiver limpo. Para evitar crises alérgicas, retire e lave o filtro uma vez por semana.

 

 

 

Fonte: https://www.unimedvtrp.com.br/blog

X

Plantão

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.