VERÃO: CUIDADOS COM OS ANIMAIS DURANTE AS FÉRIAS

O destino favorito dos brasileiros nas férias de verão é a praia. Calor e sol, a combinação perfeita para colocar o pé na areia com toda a família. Porém, nesse momento é preciso muito cuidado já que muitos problemas de saúde e de pele podem ser acarretados pelo contato dos pets com a areia.

Para evitar qualquer imprevisto durante a viagem, a dica principal é levar o bichinho ao veterinário para um check-up geral. ”O pet irá sentir a mudança de local e de clima, por isso é importante levá-lo a um profissional para verificar se há alguma contraindicação à viagem. Exames básicos são fundamentais para confirmar se está tudo em ordem na saúde do animal”, afirma Renata Piazera, farmacêutica da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária.

”Durante o percurso, o dono deve fazer pausas para o animal poder caminhar e fazer suas necessidades. Manter o pet sempre hidratado, utilizar cinto de segurança especial e manter uma temperatura agradável no veículo são atitudes importantes para que o cão ou gato não passe mal durante a viagem. Para os animais mais ansiosos, medrosos ou inquietos, é possível pingar algumas gotas de florais na água para mantê-los mais calmos”, explica Renata.

O principal perigo aos animais é contrair uma doença conhecida como verme do coração. ”Essa enfermidade é transmitida por mosquitos, presentes no litoral. O parasita se aloja no coração do bichinho e os sintomas podem demorar anos para se manifestarem. Outro ponto de alerta é que ela é transmissível aos humanos, podendo provocar problemas pulmonares”, ressalta a farmacêutica.

Além disso, problemas como dermatites, conjuntivite e complicações intestinais podem afetar cães e gatos. ”O contato com a areia pode provocar essas doenças, porque, infelizmente, a praia é repleta de fezes de outros animais, que são fontes transmissoras. A água salgada do mar também é um perigo aos pets, pois aumenta as chances de inflamação de ouvido e alergias oculares”, alerta Renata.

Para quem tem animal com pelagem curta ou com uma linha desprotegida na coluna, é fundamental o uso de protetor solar. ”Os pets também sofrem com a incidência dos raios solares, por isso é importante passar protetor, de duas em duas horas. Também, é interessante ter repelentes e formulações para amenizar coceiras na bolsa de praia. Esses produtos podem ser manipulados em uma farmácia de manipulação veterinária exclusivamente para cada bichinho”, finaliza a farmacêutica.

 

 

Fonte: https://www.petrede.com.br

X

Plantão

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.